A saúde do idoso é uma preocupação comum agora em que convivemos com uma maior expectativa de vida. Manter a qualidade de vida, assim como hábitos saudáveis no geral, é importante para que as pessoas na terceira idade passem os anos com tranquilidade.
Famílias com pessoas idosas sabem muito bem disso, muitas vezes se dispondo para acompanhar e ajudar o idoso mais dependente ou que precisa de supervisão constante. E claro, há aquelas que não dispõe de tempo integral para esse acompanhamento, onde entra o trabalho de um cuidador de idosos, por exemplo.
No geral, alguns cuidados com a saúde do idoso são básicos e simples de implementar ou monitorar. Conheça 5 deles agora.
Acompanhamento médico
É de extrema importância, considerando que é na terceira idade que as doenças mais preocupantes podem aparecer ou se agravar: câncer (de pele, útero, mama, próstata), Parkinson, demência (Alzheimer), diabetes tipo 2, osteoporose e osteoartrite, hipertensão e outros problemas cardiovasculares, catarata, etc.
Os responsáveis pelo idoso devem certificar que os principais exames e consultas necessárias estão sendo cumpridos, acompanhando o pessoalmente sempre que possível. Também é importante se certificar que a pessoa idosa esteja seguindo a medicação indicada, e só a indicada – não faça automedicação!
Segurança em casa
Os cuidados com a saúde do idoso pedem algumas mudanças dentro da própria casa. Como estão mais suscetíveis a quedas e, consequentemente, a fraturas, é importante adaptar os cômodos da casa para que o idoso possa se equilibrar e apoiar.
No banheiro, há a possibilidade de instalar barras no box e também próximas ao vaso sanitário. Também é interessante disponibilizar uma cadeira de banho para o idoso. Escadas devem ter corrimão e os pisos não podem ser escorregadios. Cuidado ainda com os tapetes que estiverem com as pontas e bordas soltas.
Alimentação
É um dos pontos em que o médico pode orientar, considerando quadros de diabetes ou hipertensão, por exemplo. Os cuidados com a alimentação do idoso deve considerar uma dieta equilibrada e, se necessário, a suplementação com vitaminas e outras fórmulas.
Também é necessário acompanhar se o idoso está fazendo todas as refeições – muitos se esquecem – e auxiliá-lo sempre que possível.
Auxílio em tarefas
Assim como a prevenção de quedas e o acompanhamento durante as refeições, observar a saúde do idoso passa por oferecer ajuda em tarefas do dia a dia, dependendo do nível de dependência.
A família ou o cuidador de idosos devem auxiliar na hora de escolher e vestir as roupas, fazendo a cama e oferecendo conforto nos assentos da casa, ajudando no banho e na higienização no geral, entre outros fatores.
Atividades físicas e sociais
Idosos ainda precisam de interação social, seja com a família, amigos ou grupos da terceira idade. A saúde do idoso deve considerar o mental e também o emocional, o que indica que psicólogos e terapeutas diversos podem ajudar nesse aspecto.
As atividades físicas também ajudam na interação, além do fortalecimento de músculos e o estímulo da circulação sanguínea. Tudo dentro das limitações, claro.
Estes são alguns cuidados básicos com a saúde do idoso, que podem ser adotados pelos familiares ou então contratados em um cuidador de idosos. Não deixe de conhecer as principais atribuições deste profissional.
Fonte: https://www.kdcare.com.br/saude-do-idoso-5-cuidados-essenciais/